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Adriane Fernandes

Case: Feira de Tapetes e Móveis Rústicos

3 de setembro de 2020Tempo de leitura: 3 minutos

Atendemos empresas que admiramos desde 2017 e sabemos que o marketing de performance não funciona sozinho. A mídia paga é responsável por entregar o marketing de conteúdo e as campanhas comerciais para as pessoas certas. E, quando você não tem o discurso certo ou o produto / canal adequados, você pode não perceber resultados. Esse é um dos principais motivos que muitas pessoas nos dizem que não veem resultados nos anúncios online: falta alinhamento de estratégia entre produto, canal e condições comerciais.

case feiira de tapetes e móveis rústicos

 

Em abril deste ano, a Feira de Tapetes, tradicional empresa do Rio Grande do Sul, nos contatou com um grande desafio: colocar uma loja virtual no ar o mais rápido possível para que seus clientes pudessem comprar na segurança das suas casas durante esse momento de COVID. Nós, da Karma, não desenvolvemos lojas virtuais, mas indicamos fornecedores e capacitamos equipes a partir das melhores práticas e ferramentas. Com nossas diretrizes, a equipe da @feiradetapetes trabalhou dias e noites, desenvolvendo um e-commerce matador, com centenas de produtos, em menos de trinta dias. 

 

DEPOIMENTO DO CLIENTE – JULIANNE IGANSI – GERENTE GERAL

A criação do e-commerce foi algo relativamente tranquilo, visto que utilizamos uma plataforma bem específica para e-commerce e escolhemos uma interface (tema) direcionada para o nicho de móveis.  

 

Os maiores desafios maiores que encontramos estão relacionados a Produto e Equipe: 

  1. PRODUTOS: Como loja, possuímos milhares de produtos, alguns com muita quantidade e outros peças mais raras. Fotografar e cadastrar as dimensões de todos esses produtos na plataforma de venda online continua sendo um grande desafio.
  2. MARKETING: Tornar esse e-commerce conhecido muito rapidamente nas mídias sociais, de forma assertiva ao público alvo. Parece algo fácil, mas, hoje, todos acham que sabem impulsionar e investir nas mídias sociais, quando, de fato, o que ocorre é que as pessoas gastam muito mais dinheiro do que precisam… Investir centenas de reais em anúncios por dia fez buscarmos uma empresa especializada e experiente. Pois o retorno de cada real investido precisa fazer sentido, precisa ser demonstrado nas vendas. E, nesse ponto, a Karma fez toda a diferença para a nossa empresa.
  3. TIME DE VENDAS: Treinar o time de vendas transformou-se em prioridade. Nossa equipe é composta por vendedores que trabalhavam de forma passiva, esperando que os clientes fossem à loja. Muitos receberam a loja online com medo, receio e preconceito, sentindo que esse canal se tornaria um concorrente para as vendas das lojas físicas. Percebemos que vender pode demorar dias: os clientes online demandam fotos e vídeos, metragens, preços dos produtos e muitas trocas de mensagens entre vendedores e clientes… Fica muito explícito que o perfil dos vendedores precisa estar preparado e aberto à mudanças constantes. E, também, que eles precisam buscar um maior senso de cooperação entre eles na organização das informações dos produtos expostos na loja, visto que isso agiliza e reduz o tempo de pesquisa durante o atendimento dos clientes online.
  4. LOGÍSTICA: Entregar produtos dentro da região metropolitana de Porto Alegre é fácil, mas a demanda de envio é muito grande para outras regiões e até fora do estado. Nesse momento, estamos estudando a logística para entregar nossos produtos para outros locais do brasil.
  5. CULTURA DA EMPRESA: Ter uma gestão aberta facilita muito esse desafio, mas, mesmo assim… uma cultura, uma mesma forma de funcionar por mais de 15 anos, faz com que abraçar uma nova forma de vender seja sempre bem desafiante, pois estão sendo quebrados muitos paradigmas que precisam dar espaço à reconstrução de novos.

 

A loja virtual, que agora está no ar há alguns meses, é um enorme sucesso. Mas ela não vende sozinha: existe um grande esforço em manter condições comerciais atrativas, para que a compra online seja vantajosa, além de um grande time de atendimento que soluciona as dúvidas dos clientes, muitos comprando online pela primeira vez em canais digitais.

 

Analisando o faturamento de junho, a receita da loja online já representa 116% de uma das lojas físicas da rede, o que reforça o sucesso da decisão e a importância da plataforma online e, com certeza, colabora para mitigar o impacto geral que a pandemia gerou nas vendas da marca. O retorno sobre o investimento foi altíssimo, desde o primeiro momento.

 

Quando produto, canal e comercial estão alinhados, a mídia paga faz milagres acontecerem. Temos muito orgulho de contar essa história e participar dessa nova fase da empresa. O COVID forçou muitas empresas a avançarem sua transformação digital e nós estamos aqui para apoiar as empresas abertas à deixarem a mudança acontecer.

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