Adriane Fernandes
Buscas por saúde mental dispararam entre os gaúchos:
3 de setembro de 2020Tempo de leitura: 2 minutosAs buscas por saúde mental registraram aumento de 733% na última semana de junho (pré bandeira vermelha em porto alegre), quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Já no início da pandemia, logo na semana onde os primeiros casos de COVID começaram a ser anunciados no país, as buscas por “sintomas ansiedade” e “crise de ansiedade” registraram crescimento de 122%, quando comparados com a semana anterior.
Na Karma, atendemos uma empresa que funciona como um Netflix da Saúde Mental, com séries de conteúdos desenvolvidos por profissionais da área da saúde, abordando temas como depressão, relacionamentos abusivos, autoestima e imagem corporal. Em nossas rotinas de pesquisa, assim que observamos essas mudanças no comportamento dos gaúchos, conversamos com esse cliente, a Vincular Psicologia, para desenvolver conteúdos especiais para o momento.
COMO PODEMOS RESGATAR A NOSSA SAÚDE MENTAL EM MEIO À PANDEMIA?
Temos um poder muito grande de resiliência, de aguentar e adaptar-se às mudanças que ocorrem na vida. Porém, como está sendo, no sentido de demorar muito tempo, está exigindo uma mudança de hábito brutal no dia a dia das pessoas.
Aquilo que antes era utilizada para ter saúde mental (como ver amigos, ir a confraternizações, festas, passear, praticar esportes sociais, etc) simplesmente não pode ser feito como antes. Somos obrigados a aprender novas formas de nos manter em saúde mental, em equilíbrio emocional, para que a vida possa seguir enquanto não voltarmos a ter a abertura social como antes.
DICAS PARA LIDAR COM A ANSIEDADE
1) se vc identifica que sua saúde mental foi abalada, busque o que for possível fazer do que fazia antes e seja criativo ao adaptar: se vc se arrumava para trabalhar, continue se arrumando. Se ouvia e dançava música, programe fazer isso em algum momento do dia, de forma rotineira…
2) leia/veja notícias da mesma forma q lia/via antes. Não há nada de muito novo e relevante nos últimos tempos. E, quando houver, certamente vc vai saber. Dedique esse tempo para tirar aquele projeto de vida que vc tinha do papel
3) respire e seja o mais efetivo possível para descrever a situação em que vc está, ao invés de ficar imerso nos pensamentos de como antes era melhor ou de como vai ficar pior ainda. Foque na sua vida agora. Só isso já é sofrimento suficiente, mas certamente vc vai conseguir tolerar muito mais do que acrescentar pensamentos catastróficos em meio ao caos…
QUEM É A VINCULAR PSICOLOGIA:
Igor da Rosa Finger Doutor em Psicologia (PUCRS/2017), Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS/2008), Treinamento Intensivo em Terapia Comportamental Dialética (Behavioral Tech/2016), mentor do Treinamento Intensivo em DBT (Behavioral Tech/2017), especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (INFAPA/2010) e especialista em Terapia Cognitivo Comportamental na Infância e Adolescência (InTCC/2014). Instrutor de Treinamento de Habilidades da DBT e sócio-diretor da Vincular.
Patricia Guedes Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS/2017), Treinamento Intensivo em Terapia Comportamental Dialética (Behavioral Tech/2015), formação em Terapias Comportamentais Contextuais (InTCC/2015) e especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (InTCC/2014). Instrutora de Treinamento de Habilidades da DBT e sócia-diretora da Vincular.