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Adriane Fernandes

Qual a vida útil de um post nas redes sociais?

3 de setembro de 2020Tempo de leitura: 3 minutos

Entender quanto tempo o alcance orgânico dos seus posts dura em cada plataforma é essencial para desenvolver uma estratégia completa de marketing digital. Observar a vida útil de cada tipo de conteúdo em cada rede social faz com que você planeje calendários mais efetivos, criando uma frequências de postagens com base no alcance orgânico das suas postagens. 

quanto tempo dura um post nas redes sociais

Quanto tempo seu conteúdo dura em cada rede social?

Vida útil de um post de Blog: dois anos

Vida útil de um post no Pinterest: 4 meses

Vida útil de um vídeo no Youtube: 20 dias

Vida útil de um post no LinkedIn: 24 horas

Vida útil de um post no Instagram: 21 horas

Vida útil de um post no Facebook: 5 horas

Vida útil de um post no Twitter: 18 minutos

 

Como a vida útil de um post afeta seu calendário de postagens?

Olhando para a lista acima, qualquer criador de conteúdo vai se apavorar. “Quantas vezes por dia eu preciso postar” será definido pela sua estratégia e o alcance de cada plataforma.  Quanto maior o alcance que você deseja, maior a sua frequência de postagens. Considerando LinkedIn e Instagram, que possuem vida útil próximas de um dia, a postagem diária é a recomendada. No caso de redes sociais com janela de tempo menor, como twitter e facebook, a frequência precisa ser maior, com pelo menos dois posts por dia. 

Entenda quais plataformas fazem sentido para sua marca:

Otimização de tempo e recursos é extremamente importante para que as equipes de marketing, geralmente atarefadas, não invistam muito esforço em redes sociais sem potencial para atingir o público correto. Você precisa entender onde seus potenciais clientes estão e utilizar as redes sociais de acordo. 

O Facebook, por exemplo, se tornou uma rede social com público de feiras etárias mais velhas, desde a ascensão de plataformas como  Instagram e TikTok. Mas isso não quer dizer que você não deva postar mais lá: muitos jovens ainda utilizam a rede, além disso o público mais velho pode ser importante para sua marca. Isso significa que você pode aproveitar a distribuição de conteúdos de forma estratégica: muito se fala sobre replicar conteúdo, que cada plataforma deve possuir conteúdo prioritário, mas não tem problema você replicar entre Instagram e Facebook, desde que o formato faça sentido em ambas as plataformas.

Já o Twitter, por exemplo, é uma rede social muito utilizada para troca de informações e interações pessoais. Quando vemos marcas se destacando no Twitter, é porque elas têm coisas a dizer, e não apenas sobre seus produtos. Engaje em discussões, participe de conversas, esteja presente no Twitter de forma inteligente, não replique conteúdo. 

O Pinterest, por sua vez, é um canal extremamente visual e faz sentido para muitas marcas, sejam de moda, de serviços, de informação… Crie boards visualmente atrativos, mas não esqueça de abusar das palavras-chave: o Pinterest é um mecanismo de busca que mostra pins para usuários através dos termos buscados, mostrando materiais semelhantes ao histórico de busca. Como em diversas redes sociais, mais alcance gera maior alcance. Não descarte essa rede tão importante. 

 

Por que a vida útil de um post de blog é tão alta? 

Simplesmente porque os algoritmos e os comportamentos dos usuários são diferentes. Um post de blog possui a vida útil muito maior quando ele é indexado e bem ranqueado pelo Google. Dessa forma, as pessoas encontram ele não somente pela navegação do site site ou blog, mas pelas buscas que elas realizam no Google. 

 

Conclusão: A rotina de um criador de conteúdo é complexa. Demanda estudo, testes, grande frequência de postagens, criação de calendários estratégicos… Antes de replicar o que marcas parecidas, ou até mesmo seus amigos, estão fazendo, é essencial entender quais canais fazem realmente sentido para sua marca, e mais importante ainda, seu público.  

 

Podemos deixar uma sugestão final? Crie uma enquete, questione seu público, entenda onde eles passam mais tempo, de que forma utilizam cada canal, o que buscam de conteúdo e o que preferem ver em cada rede. Gere uma boa base de dados dos seus próprios fãs. Isso gera maior entendimento e economiza muitos testes e o valioso tempo da sua equipe.   

Fonte dos dados: Mamsys 

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